Ambigüidades: Pessimismo x Otimismo






Como seres em construção, em metamorfose, ora estamos de um jeito - ora de outro, me lembro de uma amiga que falava: "sou de fases, como a lua, rs" e sempre no eterno retorno a fases anteriores.




Bem estive postando e refletindo sobre algumas angustias, essas angustias no levam a ter pensamento negativos, e vislumbrar um futuro muito diferente daquilo que planejamos e desejamos, mas o futuro ainda não foi, ele está por vir, mas sofremos mesmo assim.




E ai o que refleti sobre a ambiguidade, sobre como vemos e percebemos o mundo, qual o nosso olhar? Qual lente usamos para ver os fenômenos? Uma lente pessimista ou uma lente otimista? A ainda aquele que diz "eu sou realista", rs.




Ai seria tão gostoso discutir justamente sobre esse conceito de realidade, de que realidade estamos falando, da que você percebe, da que eu percebo? Ou da realidade que simplesmente vamos construindo?




Não estou querendo com isso polarizar a vida e as escolhas, simplesmente do partindo da reflexão desses dois extremos, sem ignorar os outros tantos que existam, mas por uma questão metodológica, rs... fico com esses pólos.




A reflexão é curta.




Bem o pessimista, não espera muita coisa de suas escolhas e da vida que constrói para si, o pessimista, ao lhe ocorrer algo agradável, se sentirá extremamente bem, pois: "não esperava" o pessimista sempre espera e vê o pior, mas vejo nisso algo de bom, pois o que vem é lucro, o que acontece de bom é maravilhoso, pois não esperava nada mesmo. E se acontece algo de ruim, tudo bem já esperava por isso mesmo e tudo bem, estranho seria se acontecesse algo bom, rs.




Bem o otimista tendo uma atitude sempre confiante diante de suas escolhas, se sente algo de bom acontecer vibra também e aumenta sua autoconfiança, pois desejou, planejou e conquistou e vibra com isso. Mas e se algo de ruim acontece ao otimista, ele continuará vendo o lado bom? Continuará sorrindo para vida? Alguns acredito que sim, outros irão ficar extremamente frustrados, pois sendo otimista sempre espero o melhor e quando não acontece fica muita estressado, nervoso, frustrado....




Somos assim otimistas e pessimistas, o pessimista já sofreu muito e hoje não sofre pois sempre espera o pior e o que vier é lucro, o otimista tem atitude positiva sempre espera o melhor e quando vem o pior, fica triste.




Creio que assim encaramos muitas escolhas e muito de nossa própria vida, ora pessimistas, ora otimista, mas confesso....




Adoro quando estou otimista!




Não dá pra explicar direito, mas parece que uma atitude e pensamentos de confiança, de crer, de acreditar mudam nossa postura diante da vida, é auto-confiança é uma bela qualidade, gera pessoas mais felizes e em contato com algo que supera o entendimento.




Hoje estou assim, otimista! Amanhã.. há... o amanhã....

Nenhum comentário:

Postar um comentário